Prefeitura de Barueri cria Faculdade Municipal gratuita

Foto Prefeitura Municipal de Barueri 2015.

Foto Prefeitura Municipal de Barueri 2015.

Primeiro curso será ministrado no ITB do Jardim Belval

Prefeitura de Barueri oficializou esta semana a criação da Faculdade Municipal, que manterá cursos gratuitos em nível superior. A instituição será administrada pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), e a seleção de candidatos será por sistema de vestibular, com 50% das vagas destinadas exclusivamente a moradores do município.

A Fieb já possui dotação orçamentária para implantar o primeiro curso superior – o de Tecnologia em Redes de Computadores, que formará especialistas em desenvolvimento de projetos, suporte de infraesturutra de redes, implantação e manutenção de segurança, administração de servidores e gerenciamento de redes locais e de longa distância. A princípio, o curso será ministrado na unidade do Instituto Tecnológico de Barueri (ITB) Brasílio Flores de Azevedo, no Jardim Belval. Em breve, a Fieb divulgará as informações sobre o vestibular para o curso.

“Barueri está inserida em um contexto em que o potencial cultural e econômico é propício à ampliação da oferta do ensino superior de caráter público, já que aqui é reduzida a oportunidade de acesso a esse nível de ensino junto à iniciativa pública”, justifica o prefeito Gil Arantes, na mensagem do projeto de lei de criação da faculdade, enviada à Câmara Municipal de Barueri.

O processo de obtenção de licença para instalação da faculdade durou cerca de um ano e meio, e foi todo conduzido pela Fieb. “Podemos dizer que conseguimos a licença em ‘tempo recorde’ junto ao Conselho Estadual de Educação, que analisou toda a estrutura da Fieb e nos concedeu a permissão. Vale lembrar que não é comum existirem faculdades municipais, e por isso, para Barueri, é uma grande conquista”, explica o superintendente da Fieb, professor Agnério Neri Ferreira.

Ainda não estão definidos quais serão os outros cursos mantidos pela Faculdade Municipal de Barueri. “A partir de agora, com a oficialização da faculdade, realizaremos uma pesquisa para conhecer as demandas de Barueri e da região, para, a partir do ano que vem, oferecermos cursos que de fato tenham relevância aos estudantes”, ressalta Agnério.

A “demanda regional” também é destacada pelo prefeito Gil Arantes, na mensagem do projeto enviada à Câmara. “Nesse cenário, a Faculdade, com esse curso e outros, proporcionará a formação de profissionais levando-se em conta as peculiaridades regionais, o mercado de trabalho, as mudanças socioeconômicas e tecnológicas, aptos a contribuírem para o desenvolvimento social e tecnológico”, traz o texto.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Barueri http://www.barueri.sp.gov.br/

cropped-2013-06-13-14-47-20.jpg

Centro de Barueri - SP. Em foto de Júnior Holanda 24.12.2014. Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/barueri.amor

Centro de Barueri – SP. Em foto de Júnior Holanda 24.12.2014. Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/barueri.amor

BOM DIA BARUERI amor pela cidade 22.01.2015 BOM DIA BARUERI! Campos Sales 05.05.2015 BOM DIA BARUERI! bulevar 05.05.2015Bom Dia Barueri 29.01.2015 02

Uma resposta

  1. Jaquison Leite Lima | Responder

    Boa Iniciativa Parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: