Vem aí o Outubro Rosa de Barueri

barueri outubro rosa

Barueri prepara mais uma edição do Outubro Rosa. A exemplo do que aconteceu no ano passado, a campanha contará com a ajuda de inúmeros parceiros e será marcada por muitos eventos realizados ao longo do mês.

O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (NCCM), órgão vinculado à Secretaria de Promoção Social da Prefeitura e ao Fundo Social de Solidariedade de Barueri, mantém desde fevereiro de 2013 o programa “Mama, Juntos Cuidamos”. Além de palestras sobre a importância do autoexame e a detecção precoce do câncer da mama, o Núcleo comanda, sob a coordenação do Fundo Social, a realização da segunda edição ampliada do Outubro Rosa de Barueri.

Em diversos encontros, representantes de todas as secretarias municipais, empresas, entidades sociais, comércio e sociedade civil traçaram um calendário municipal do Outubro Rosa, construído por ações que visam não somente conscientizar para a importância da detecção precoce do câncer de mama quanto para iniciativas objetivando doações para a manutenção dos programas desenvolvidos pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

A abertura do Outubro Rosa de Barueri acontecerá no dia 1°, no bulevar central, às 9 horas. Bexigas cor-de-rosa marcarão o início das atividades e haverá também o lançamento da campanha de doação de cabelo.

Doações de cabelos

Muitas mulheres que enfrentam a doença têm rejeição às perucas sintéticas. O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, que também doa perucas, conseguiu uma parceria para a confecção destas, mas precisa da doação de cabelos. Até o dia 10 de outubro, cabeleireiros voluntários estarão no bulevar central aguardando os doadores. Para que seja confeccionada a peruca, é necessário que o cabelo esteja lavado e tenha ao menos 15 centímetros.

Outra ação importante é o mutirão de mamografia. Pela segunda vez consecutiva a Philips cedeu a Barueri dois mamógrafos digitais, que serão instalados na Secretaria da Mulher. A previsão inicial é que eles funcionem de 6 a 31 de outubro, de segunda a sábado. Mas atenção: as mamografias só serão feitas com agendamento.

Caminhada Rosa

No dia 11 de outubro outro grande evento: a Caminhada Rosa. A largada será às 18 horas, em frente ao ginásio poliesportivo José Corrêa, e o término será também em frente ao ginásio com um show da dupla Cleiton & Camargo, que fará sua apresentação sem cobrar cachê.

A exemplo do ano passado, participar da caminhada não exige inscrição, mas quem quiser pode colaborar com o Núcleo da Mama participando deste evento com uma camiseta cor-de-rosa ou ainda com um kit composto por camiseta, bolsa, vela, cachepô rosa e caixa de fósforos. Isto porque a caminhada rosa começará durante o dia e será encerrada à noite, quando os participantes chegarão com as velas acesas simbolizando a chama da força e esperança, a luz que simboliza o desejo de cura do câncer de mama.

Haverá ainda muitos outros eventos como pedágio solidário, aulão fitness, palestras sobre o câncer de mama em empresas e no programa “O Prefeito no seu Bairro”, panfletagens, desfile de moda, feijoada rosa, jantar solidário, boi no rolete e muito mais. A maioria dos eventos é beneficente e visa angariar recursos para o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

O objetivo de Barueri é organizar um Outubro Rosa sem precedentes na cidade, chamando a atenção de mulheres e de homens para o câncer de mama. Vale destacar que a doença, se previamente diagnosticada, tem chance de cura de 100%.

O Outubro Rosa é um movimento mundial, lançado nos Estados Unidos em 1977. A ideia é um mês inteiro de combate ao câncer de mama. No Brasil, esse movimento foi lançado em 2002.

NCCM

O Núcleo foi criado em fevereiro de 2013. Até setembro de 2014, ministrou 156 palestras sobre o autocuidado das mamas para 4.818 pessoas. Seu objetivo informar é a população sobre o autocuidado das mamas, e a importância da detecção precoce do câncer de mama, evitando a mutilação e a morte da mulher.

Além das palestras, o Núcleo da Mama acompanha diretamente inúmeras pacientes, seja agendando consultas com o mastologista ou oferecendo apoio, informações e realizando doações. Se você quiser colaborar, basta procurar o Núcleo que fica na Secretaria de Promoção Social – avenida 26 de Março, 1.159, Jardim São Pedro. Outras informações, ligue para 4199-2800.

Participe também do Outubro Rosa de Barueri através das redes sociais: #barueriérosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: