São Paulo terá primeira delegacia da Pessoa com Deficiência

São Paulo terá primeira delegacia da Pessoa com Deficiência

Unidade contará com equipe multidisciplinar e prestará apoio prático às outras delegacias

A cidade de São Paulo vai ganhar a primeira Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência do Brasil. O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, 3, um decreto para a criação da unidade,  que será instalada no Departamento de Polícia Judiciária da Capital, o DECAP.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Entre as atribuições da Delegacia estão os serviços de prevenção e repressão de crimes contra a pessoa com deficiência, recebimento, concentração e difusão de dados e denúncias de crimes e atos de violência contra a pessoa com deficiência.

 

“Hoje nós estamos dando um passo muito importante criando a primeira Delegacia dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Brasil. Nós temos 45 milhões de pessoas com deficiência no País, 9 milhões só no Estado de São Paulo. Com certeza essa boa iniciativa vai prosperar por todo País,” afirmou o governador.

A delegacia vai contar com um Centro de Serviços de Apoio, composto por uma equipe multidisciplinar, que identifica o tipo atendimento a ser prestado. Entre os profissionais que farão parte do grupo estão assistentes sociais, psicólogos e intérprete de Libras, que também reunirão informações sobre práticas de violência contra as pessoas com deficiência. A equipe será coordenada por um sociólogo.

A unidade  vai prestar apoio prático às outras delegacias da cidade, além de oferecer orientação e consultoria às demais delegacias do Estado. O decreto prevê, ainda, a futura instalação de delegacias especializadas em outras regiões do Estado. Sua implantação será realizada pelas Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Segurança Pública.

Do Portal do Governo do Estado

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: