Seu Windows 7 anda lento demais? Confira dicas para otimizar desempenho

Aprenda otimizar o desempenho do seu Windows 7

Fox Xavier Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo necessário: Windows 7
Número de passos: 10

Já faz um tempo que você adquiriu aquele computador super potente, mas parece que ele perdeu o desempenho depois de um tempo e muito download, não é? Isso é muito irritante, mas saiba que há muitos procedimentos que você pode (e deve!) executar antes de pensar em formatar ou trocar de PC. Ficou curioso pra saber quais? Acompanhe nesse super guia que o TechTudo preparou para você:

Passo 1. Busque por erros no sistema operacional

O primeiro passo para melhorar a velocidade do seu PC é experimentar a solução de erros de desempenho do sistema operacional para localizar e corrigir problemas automaticamente.

Para acessar a Solução de problemas de desempenho, clique no botão “Iniciar”. Na caixa de pesquisa, digite “solução de problemas”, acesse o link gerado pela busca e clique em “Verificar problemas de desempenho”;

Windows 7 conta com boas ferramentas para o usuário (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Windows 7 conta com boas ferramentas para o usuário (Foto: Reprodução/Fox Xavier)

Passo 2. Exclua programas sem utilidade

Muitas vezes fazemos o download de um programa que acompanha aplicativos, barra de ferramentas e outros tipos de software. Esse excesso de aplicações consome um espaço valioso em sua máquina, além de prejudicar a memória e o desempenho do seu processador.

Recomenda-se que você faça um levantamento e delete todos os softwares que não têm mais utilidade em seu computador. Existem programas que facilitam sua busca e a exclusão de tudo (o mais famoso é o Ccleaner, que já tem um guia de uso aqui no TechTudo);

Passo 3. Abra menos programas

Navegador com várias abas abertas, gerenciador de torrents, editor de fotos, mensageiro, Tweetdeck… Quantas vezes você já não se pegou nessa situação? Então é bom você não se surpreender se seu computador travar com tanto esforço. Aconselhamos que você pense sobre alguns hábitos e passe a executar o mínimo de tarefas por vez.

Outro alerta é quanto a utilização de dois antivírus no computador. Isso gera confrontos e atrapalha na performance do PC;

Passo 4. Controle os programas que carregam na Inicialização

Muitos programas se instalam no computador configurados para carregar na inicialização do computador; um recurso útil quando você utiliza muito um determinado software, mas que atrapalha o desempenho. Por isso, questione-se: Preciso do MSN sempre que ligo o computador? E esse player de música? E o navegador?

Vá na área de notificação do seu Windows 7, localizado na barra de tarefas, e veja quais são os programas em execução que carregam com o sistema. Faça a seu julgamento pessoal e baixe o AutoRuns for Windows, responsável por gerenciar a inicialização do Seven;

Interface do Microsoft Autorun (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Interface do Microsoft Autorun (Foto: Reprodução/Fox Xavier)

Passo 5. Desfragmente o disco rígido

A fragmentação é a divisão de um mesmo arquivo no espaço disponível do seu HD. Isso prejudica muito a velocidade de certos aplicativos, por isso, a desfragmentarão é muito importante para que seu computador reorganize os dados do disco rígido e facilite o trabalho na sua máquina.

Não sabe como desfragmentar o HD? Calma que o TechTudo já fez um tutorial explicando o passo a passo;

Passo 6. Reinicie com regularidade

Mais uma mudança de hábito é a reinicialização do computador pelo menos uma vez por semana (se você for daqueles usuários que desligam o PC nunca). Reiniciar o computador é importante para esvaziar a memória Ram, encerrando vários processos desnecessários, sem contar as atualizações do Windows que podem melhorar sua máquina;

Uma limpeza de disco pode liberar gigabytes de espaço (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Uma limpeza de disco pode liberar gigabytes de
espaço (Foto: Reprodução/Fox Xavier)

Passo 7. Limpe o disco rígido

Conforme o tempo passa, seu computador armazena muitas informações que se tornam inúteis, como arquivos temporários, histórico e dados da Lixeira. Esses arquivos ocupam espaço e ‘pesam’ no sistema operacional.

A limpeza de disco elimina esses excessos. Confira como executar esse processo nesse link;


Passo 8. Desative efeitos visuais

Se o Windows estiver lento para abrir uma janela ou alguns programas, saiba que está na hora de desativar alguns efeitos visuais. A aparência pode atrapalhar se você não tiver uma boa quantidade de memória RAM.

Você pode fazer a gestão dos efeitos em “Ferramentas de Desempenho”. Para isso, clique no botão Iniciar e, na caixa de pesquisa, digite “Informações e Ferramentas de Desempenho”. Na lista de resultados, clique em Informações e Ferramentas de Desempenho.

Agora clique em “Ajustar efeitos visuais” (o sistema pode pedir sua senha de administrador). Clique na guia “Efeitos Visuais”, em “Ajustar para obter um melhor desempenho” e clique em OK. Esse processo elimina os efeitos do Seven (Para uma opção menos drástica, selecione “Deixar que o Windows decida o que é melhor para o meu computador”);

Faça uma pesquisa no menu inciar para ter acesso rápido (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Faça uma pesquisa no menu iniciar para ter
acesso rápido (Foto: Reprodução/Fox Xavier)

Passo 9. Faça uma varredura no computador

Vírus e spywares podem afetar o funcionamento do seu PC. Fique atento a qualquer atividade suspeita do sistema. Janelas de erro estão soltando a tela? Programas executam sozinho? Seu computador reinicia sem sua ordem? Provavelmente, ele já esta infectado.

Uma boa dica é manter seu antivírus sempre atualizado e programá-lo para scanear o computador uma vez por semana. Não se esqueça de verificar a existência de spywares. Esse tipo de programa malicioso pode roubar informações pessoais, por isso, faça o download de um bom antispyware. Segurança nunca é demais!

Passo 10. Verifique a velocidade do seu computador

Se o seu amigo continua lento depois de tantas dicas, tá na hora de apelar a um último recurso. O “Índice de Experiência do Windows” uma ferramenta que divide o computador em cinco componentes principais e fornece uma nota para cada um deles. A pontuação é determinada pelo componente de menor desempenho, em uma escala de 1 a 7.9. Se a pontuação foi inferior a 3, pode ser a hora de formatar, fazer um upgrade agressivo ou trocar de computador. Leve em conta as opções e avalie qual é a ideal para você.

Veja Matéria Original no Site da Globo G1

About these ads

2 Respostas

  1. Para iniciante estas dicas valem a pena. Mas e quando isto não resolve? Só formatando!

  2. EI GALERA ME AJUDO MT ESSE SITE EU GOSTEI MESMO SEGUI TODOS OS PASSOS QUE DA CERTO :-D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.396 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: