Greve atinge bancos públicos e privados em todo o País

greve bancos

PORTO ALEGRE - A adesão à greve nacional dos bancários atinge entre 60% e 70% dos funcionários da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Sul, conforme avaliação da Federação dos Bancários no Estado.

Veja também:

linkCerca de 16 mil bancários param em SP

linkFenaban aguarda contraproposta

Na capital e região metropolitana, bancários de instituições públicas e privadas decidiram nesta última quarta-feira, 23, entrar em greve, enquanto os funcionários do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) optaram por paralisação de 24 horas, no dia 29, quando está agendada reunião com a direção do banco. No interior do Estado, o panorama da greve é variado, afetando alguns bancos privados em determinados casos e públicos em outros. A categoria tem 27 mil trabalhadores no Estado e está representada em 38 sindicatos.

O diretor de organização da Federação dos Bancários do RS, Arnoni Hanke, disse que a categoria rejeitou, no dia 17, a proposta dos bancos e, desde então, as negociações não prosseguiram. A pauta nacional dos bancários prevê reajuste de 10%, correspondente ao período de setembro de 2008 a agosto de 2009, participação nos lucros, contratação de funcionários, fim das metas de venda de produtos e aumento do expediente aberto ao público, entre 9 e 17 horas. No ano passado, houve paralisação de aproximadamente cinco dias entre os funcionários de bancos privados e de 15 dias nos públicos.

Rio de Janeiro

A greve dos bancários no Rio conta com a adesão de cerca de 40% dos trabalhadores da categoria, estimou o presidente do Sindicato dos Bancários do Município do Rio de Janeiro, Almir Aguiar. Segundo ele, em torno de 9,3 mil pessoas pararam suas atividades a partir de hoje, por tempo indeterminado.

O sindicalista lembra que a principal reivindicação da categoria é a de um aumento real de 10%. Outro pleito do sindicato é a manutenção da participação no lucro líquido dos bancos em 15%. “Até agora, não houve sinalização de nova negociação por parte dos banqueiros”, afirmou Aguiar

Minas Gerais

A adesão dos bancários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil (BB) de Minas Gerais à greve nacional da categoria, deflagrada nesta quinta-feira, 24, chega a 90%, afirmou o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região, Clotário Cardoso. Ele informou que as agências de alguns bancos privados chegaram a fechar, mas estão sendo reabertas. A adesão ao movimento nacional foi decidida em assembleia realizada ontem. Pela manhã, de acordo com Cardoso, os sindicalistas concentraram-se na porta da CEF, no centro da capital mineira, e decidiram pela continuidade da paralisação.

Entre as reivindicações dos bancários está o reajuste salarial real de 10%. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu correção de 4,5% nos salários em proposta apresentada no dia 17. O presidente do sindicato disse que está prevista uma assembleia nesta sexta-feira, 25, ao meio-dia, para avaliar o primeiro dia de paralisação.

Paraná

Em Curitiba e região metropolitana, onde cerca de mil bancários aprovaram em assembleia a adesão ao movimento de paralisação por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, 24, 13 sedes administrativas de bancos estão fechadas. Trabalham nestes locais cerca de 8 mil dos 17 mil bancários dessas regiões. Entretanto, segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, ainda não é possível avaliar o número de trabalhadores que estão em greve.

Na parte central da capital todas as agências bancárias estão fechadas, conforme uma primeira avaliação do sindicato. O autoatendimento nos caixas eletrônicos funciona normalmente, com exceção para depósitos.

São Paulo

Cerca de 16.100 bancários aderiram à greve da categoria, segundo informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Balanço parcial da greve mostra que 264 locais de trabalho, como prédios administrativos e agências bancárias, paralisaram as atividades nesta manhã, em São Paulo, Osasco e região.

Fonte: Jornal Estado de São Paulo

16 respostas

  1. o que estao fazendo é uma falta de conseideraçao com o povo pois quem afeta mais sao a populaçao mais pobre…..

  2. O que estão fazendo está certo sim , pois somente desta forma vão conseguir a atenção dos chefes de banco , tudo bem que com tudo isso quem paga em primeiro lugar somos nós a população , mas fazer o que se é somente desta forma que eles vão alcançar seus objetivos e pedidos está valendo……….

  3. Não é fácil falar sobre isso, mas acho que a greve tem que terminar de uma vez, pois muitas pessoas dependem destas instituições para questões importantes. Acho que pelo menos deveria ter um rodízio com o funcionamento parcial das agências. Se conseguem se organizar para uma greve, certamente conseguem se organizar para outras coisas também.

  4. Tenho certeza de que a categosria tem diretiro a grave, no entanto há necessidade de se pensar de forma razoavel no sentido de manter um porcentual de funcionários para atender a demanda da população que tem a necessidade de realizar o pagamento de suas dividas.

    1. marcio nascimento de jesus | Responder

      bom dia senhor cordenador do movimento de greve bancarias,eu como pequeno e micro empresario em feira de santana venho lhe dizer concordo com o movimento mas o movimento ja durou tempo suficiente pois como fica a situacoes de aposentados pensionista que esta com o cartão bloqueado e so pode sacar dentro da agencia seja humano vamos da um basta nesse movimento o salario dos bancarios e baixo pois alguns tem carro pergunte algun deles se sua barriga doeu alguma vez ou melhor se ja passou fomeii

  5. É muito fácil falar quando se tem dinheiro ou quando não depende do dinheiro sem muita urgencia.Estou sendo muito prejudicado garanto que não sou o único, tenho que pagar uma conta no máximo hoje se não vou ter juros absurdos…pergunto já que estao de greve eles vão aliviar os meu juros ?????
    Uma greve poderia ser parcial….pelo menos nesses dias de pagamentos e recebimento de contas….só quem ganha é os juros…..com isso…os meus juros..

    1. Caro Colega estamos num sistema capitalista. infelizmente ou voce se adpta ou esta fora. Como voce disse nem o banco e nem os funcionarios que estao de greve vao se preocupar com suas dividas. Podemos pagar atraves de outras formas, internet,banco 24 horas, outros estabelecimentos credenciados. Seria otimo um dia podermos pagar nossas dividas sem haver a necessidade do intemedio dos atravessadores – bancos

  6. Todo e qualquer setor trabalhista tem representantes. Os representantes do sindicato dos bancários poderia negociar sem que houvesse a greve. A greve de certos funcionários só atinge a parte menos favorecida de todo esse problema: a POPULAÇÃO!

  7. Só preciso saber quando vão pensar nos mais necessitados realmente,pois é a classe mais prejudicada.No meu caso estou dependendo de um acordo entre os interessados para que eu possa receber o meu benefício.Realizei uma cirúrgia faz 33 dias,dei entrada no meu benefício que é um direito meu,o pagamento está preso no banco pois ainda não tenho o cartão para retirá-lo no caixa eletronico.Estou a mercê desta decisão.Peço a
    compreenção dos grevistas ou que seja realizado o mais breve possível um acordo entre as partes envolvidas!!! Além de contas vencidas tenho filhos menores que precisam tomar o café da manhã,almoçar e jantar,eles não podem mais esperar!!!

  8. o que faz o governo com relação à greve, até o momento nada! Pelo se nota, todos os cidadãos que depende de recebimento e pagamento de compromissos, se vê a merce desta situação. O Sindicato como representante da categoria, antes de promover a greve deveriam primeiramente entrar em negociação e caso não houvessem acordo transmitir um comunicação a população informando de suas reivindicações e não da forma que estão fazendo, prejudicando a todos que dependem do serviço bancario. O governo deveria instituir lei proibindo greve nos serviços de utilidade pública.

  9. senhores bancários, poderiam terminar logo com essa greve, pois estou precisando de ir na caixa economica, para recolher meu FGTS, mais infelizmente, vocês estão num impasse. estou desempregada e necessito desse dinheiro, para pagar contas que já estão vencidas e tenho que compra alimento para dentro de casa, e não tenho condição. Por favor vocês poderiam me dar uma posição. Desde já lhe agradeço.

  10. delma barb osa da silva freitas | Responder

    gostaria de saber quando a greve vai ter fim, pois estou precisando de pegar o meu fundo de garantia, tenho contas a pagar por favor me de uma posição. obriga delma

  11. em dias mormais aqui em Itapevi ja é pessimo o atendimento ,pois levamos o dia inteiro para ser atendido,agora inventam essa greve que pra mim e´absurda o banco abre as 11hs fecha as 16hs .Enquanto um pai de familia trabalha de 8 a 10 hs por dia .ainda tem que ver suas contas e pagamentos atrasarem por conta de quem não quer trabalhar ,se não querem trabalhar de suas vagas a quem possa exercelas com respeito a população

  12. A greve perdura há vinte e um dias já!com uma semana já era para ter resolvido….é uma bela de uma sacanagem!!!estou com contas atrasadas, esperando o meu FGTS!!!!que só posso receber na CEF!!!e dar entrada no meu seguro desemprego!!essa greve já está virando uma piada!!!BRASIL PAÍS DE TOLOS!!!A POPULAÇÃO É QUE SOFRE!!!

  13. com tantas pessoas desempregadas e muitos cidadões tentando resolver as suas situações pagar as contas para viver como um cidadão honesto esperando pelo fim da greve é um absurdo falta de consideração mesmoooo só quero receber o que é meu de direito e pagar o que devo o meu cartão cidadoa ñ chega e ñ consigo receber o meu seguro se esse bando de imcopetentes ñ querem trabalhar tem um monte de pessoas que querem mande eles embora e contrate outros e pronto acaba td

  14. acabem com essa greve pelo amorrrrrrr de Deus vcs fazendo isso só preojudica é a população

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.443 outros seguidores

