Correios abrem licitação para substituir 1.429 franquias

correios02

 

BRASÍLIA – Por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) abriu licitação para substituir as franquias de 1.429 de suas lojas. As franquias estão espalhadas por 440 municípios em todo o País, e só no Estado de São Paulo são 344.

O presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, disse à Agência Estado que a abertura da licitação conclui um processo iniciado em 2007, quando o governo enviou ao Congresso novas regras para a concessão de franquias contidas em medida provisória que foi aprovada no ano passado.

“O principal objetivo do edital é instituir um processo de transparência e de competitividade, além de dar uma resposta aos órgãos de controle e à Justiça”, disse Custódio, antes de embarcar para a Escócia, onde participará nos próximos dois dias de uma reunião internacional de empresas de correios.

Os avisos de edital estão sendo publicados desde ontem no “Diário Oficial da União” e em jornais de grande circulação em todo o País. De acordo com as regras, qualquer empresa poderá participar da licitação, inclusive as atuais detentoras das franquias, que não terão nenhum privilégio na disputa.

Custódio explicou que para a licitação foram combinados vários critérios, como quantidade de guichês por loja, estacionamento para clientes e área especial de estacionamento para deficientes físicos. Também pontuará mais, na licitação, o concorrente que tiver imóvel próprio para a instalação da agência. Segundo Custódio, foi fixado um preço de R$ 9 mil por guichê de atendimento.

A licitação deve ocorrer em datas diferentes para cada cidade, nos meses de junho, julho e agosto deste ano. Uma disputa maior, segundo Custódio, está sendo esperada para as lojas das grandes cidades. Ele disse que a intenção, no momento, é a de manter o mesmo número (1.429) de lojas franqueadas, mas há um estudo em andamento para verificar a viabilidade ou não de criação de novas franquias.

As lojas franqueadas são responsáveis por um terço do faturamento dos Correios e, segundo Custódio, têm atuado cada vez mais no segmento de encomendas – como entrega de pacotes – no qual a ECT enfrenta a competição de empresas privadas. Os Correios, que contam com cerca de 6 mil agências próprias, só têm o monopólio no setor de cartas.

Em novembro do ano passado, foi editado um decreto presidencial regulamentando a lei das franquias. Pelas regras, uma mesma pessoa jurídica não pode explorar mais de duas franquias postais. Os contratos terão vigência de 10 anos e poderão ser renovados por igual período.

Os atuais contratos foram renovados por várias vezes, o que levou o Tribunal de Contas da União (TCU) a questionar essa prática. Em 2006, o TCU já havia determinado aos Correios que essas lojas fossem concedidas à iniciativa privada por meio de licitação.

About these ads

42 Respostas

  1. lodarque divino parreira | Resposta

    gostaria que me fosse enviado novas informações sobre franquias dos correios para as regiões de minas gerais,goias e mato grosso.

  2. GOSTARIA DE OBTER INFORMACOES SOBRE FRANQUIAS DOS CORREIOS EM MINAS GERAIS.PRECISAMENTE GOV.VALADARES OU REGIAO VALE DO RIO DOCE OU VALE DO ACO…
    ATENCIOSAMENTE.
    ANDREIA

  3. Solicito informações sobre como adquirir uma franquia do correio. Moro no vale do Paraiba, São Paulo.
    Aguardo retorno.
    Obrigado,

    José Marcos

  4. Gostaria de mais informações para poder participar das licitações.

    1. gostaria de saber mais sobre as franquias dos correios é´como posso adquiri uma franquia ou no estado de são paulo ou no estado do pernanbuco mande de min resposta por email. ok

  5. Solicito por gentileza, informações de como adquirir uma franquia da Empresa Correios e Telegrafos.

    Objetivo: Atender a necessidade dos moradores e pessoal em deslocamento no bairro Manejo ( principal bairro da cidade de Resende e em franca expansão – por exemplo abertura recente das 4 principais agencias bancarias do Brasil, a saber Banco Itau, Banco do Brasil, Banco Real e Bradesco ).

    Mui atenciosamente,

    Fernando

  6. QUERIA INFORMACAO SOBRE VAGAS DE LICITACAO DOS CORREIOS.

  7. Solicito mais informações, referente a disponibidade de franquia do Correio, p/ a região de Paraty – RJ.
    Sou empresário, morador na localidade, e desejo investir na melhoria deste serviço na região.
    Aguardo retorno,
    Atenciosamente
    Ricardo O. Bosi

  8. imaginem, mais de 25 mil desempregados lançados no mercado, dizem ainda para os novos, que terão que ter antigo segundo grau, num pais que o indice de desemprego é grande Se o caso é licitação dêem para aqueles que já estam trabalhando na area, facilitando aos franqueados.

  9. RIVALDO CLEMENTINO BORBA | Resposta

    BOM DIA, GOSTARIA DE SABER COMO FARÇO PARA MONTAR UMA FRAQUIA DOS CORREIOS NA REGIAO DA PRAIA DE ACAÚ (PARAIBA),CLARO PRIMEIRO SE PODE,QUAL VALOR ETC,

    GRATO…

  10. myrse sant´ana parreiras | Resposta

    gostaria de saber informações de como pasticipar das licitações dos correios em minas gerais, belo horizonte

    1. gostaria de saber como participar das licitações dos correios, e quando terá inscrições, em belo horizonte.

  11. quais documentos?
    para onde mandamos?
    ate quando?
    qual valor

  12. gostaria de rececer informação sobre licitação dos correios na cidade de rio grande rs
    quais documentos necessarios?
    para onde mandamos?
    até quando?
    qual valor do investimento?

  13. comentario
    gostaria de obter mais imformaçao sobre as franquias dos correios e como posso
    compra uma para min por favor mandemin umas respostas por favor o mais rapido
    possivel rubem diniz jorge.

  14. Gostaria de saber mais informações sobre como participar da licitação para abrir uma franquia dos correios para o Estado de Minas Gerais – Belo Horizonte

  15. Gostaria saber informaçoes como participar da licitaçao para abrir uma franquia dos correios para o Estado de Minas Gerais – Belo Horizonte

    1. Marco Aurelio Neiva | Resposta

      gostaria de saber sobre a franquia para Belo Horizonte,

  16. silvia regina laurindo | Resposta

    Gostaria de saber como participar da licitação para abrir uma franquia dos correios em São Paulo – SP zona norte

  17. Gostaria de saber de recursos para montar uma franquia na cidade de ururguaiana rs .Valores e licitacões.

  18. Se possivel gostaria de informações de como participar da licitação para abrir uma franquia em de Itapetininga/SP , e como proceder .

  19. tenho interesse em possuir uma franquia dos correios em mga-pr, como faço para participar…

  20. ANTONIO DE PADUA GARCIA NEVES | Resposta

    Gostaria de saber como adiquiro uma franquia no estado de São Paulo, aguardo resposta via email.

  21. Aline de Paula Dias | Resposta

    Gostaria de saber o que é necessário para abrir uma franquia do Correio.
    Já que na minha cidade não possui.

  22. carlos laberto prado | Resposta

    Gostaria de saber como participar da licitação para abrir uma franquia de correios na, Barra Funda – Sao Paulo

  23. Tenho interesse em adquirir franquia dos correios. Solicito informações sobre a licitação e como participar, valores etc. Grata

  24. GOSTARIA DE SABER COMO ADQUIRIR A FRANQUIA DOS CORREIOS ; FUI FUNCIONARIA E DESEJO DAR CONTINUIDADE NAQUILO QUE APRENDI OBR

  25. Gostaria de saber como adiquirir uma franquia no estado de São Paulo, capital ou interior,aguardo resposta via email.

  26. felix felipe de mello | Resposta

    morro em ribeirao cascalheira mt e gostaria de imformaçoes sobre licitaçoes de transporte, cascalheira vila rica – vila rica cascalheira e como faço para me cadastrar. se precisa de uma empresa so de transportadora ou pode ser pessoa fisica. grato espero resposta felix

  27. Bom dia, acho que quem está querendo abrir uma agencia não está por dentro do “CONTRATO ESCRAVO” que os Correios (GOVERNO) está tentando impor, donos de ACF tem em média de 20 à 30 funcionários, se aprovada a licitação não vão conseguir manter nem 10 funcionários em seu quadro de trabalho ou seja mais de 15000 pessoas estarão aumentanto a porcentagem de desemprego no País.
    ACF sim AGF não.
    Vamos lutar até o último
    E um aviso aos aproveitadores:
    Quem ri por ultimo ri melhor.

  28. Ola. Gostaria de saber,somente empresas podem concorrer as licitações ou qualquer pessoa física também?

  29. JOSE CARLOS LIMA GONCALVES | Resposta

    GOSTARIA DE OBTER INFORMACOES SOBRE FRANQUIAS DOS CORREIOS EM MINAS GERAIS.PRECISAMENTE GOV.VALADARES E REGIAO VALE DO RIO DOCE E VALE DO ACO…
    ATENCIOSAMENTE

    JOSE CARLOS LIMA

  30. gostariaar de saber quais os documentos necessarios pára monta uma agencia franqueada dos correios na cidade de -palmas no to.

    poderiam me mandar a lista completa.

  31. JOSÉ LUIZ CORDEIRO | Resposta

    GOSTARIA DE OBTER INFORMACOES SOBRE FRANQUIAS DOS CORREIOS EM CATANDUVA – SP .ATENCIOSAMENTE.
    CORDEIRO 017 97751896 017 81536162

  32. Gostaria de montar uma franquia dos correios na cidade de Serra – ES. O que devo fazer.

  33. sueli ferreira de o.patrocino | Resposta

    ola moro no bairro Sol Nascente,sao paulo e nao tem agencia dos correios.eu gostaria de abrir uma,pois meu sonho e ser empresaria,er alguma coisa .porfavor preciso de mais informações sobre o que devo fazer.

  34. G OSTARIA DE PODER OBTER UMA FRANQUIA DO CORREIO

  35. Marli Estevam
    Sao Paulo,06 de janeiro 2011

    Gostaria de saber como participa de uma licitaçao, para prestaçao: funilaria e pintura.
    Como devo fazer, desde ja agradeço e aguardo resposta se poderem me ajuda
    Obrigado.

  36. ademar pereira simoes | Resposta

    pois pretendo abrir uma franquia dos correios tenho grande intereese ,querias mais informaçoes como proceder, licitaçoes sobre a franquia dos correios.

  37. Ola,gostaria de saber quando vai abrir licitação para os correios na paraiba e o que precisa a onde e como concorrer.
    Desde ja agradeço a atenção.

  38. Qual procedimento para abrir uma franquia dos Correios?

  39. Depois de fechada Agencia ACCI do Jardim Suzana – Interlagos, gostaria de saber se os representantes nessa area dos Correios, irão deixar os moradores da região desamparados de Serviços de Correios e se vão abrir nova Licitação para o Bairro.
    Não importa o tipo de modalidade de Agencia no bairro,mas é importannnntíssimo que tenha, e de preferencia o mais rápido possível, é um absurdo….o que aconteceu…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.395 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: