Osasco abre inscrições para ‘Minha Casa, Minha Vida’

Cidade de Osasco-SP

Cidade de Osasco-SP

Cadastramento para programa habitacional pode ser feito via Internet. Em Cotia, foram 400 candidatos apenas no primeiro dia e Carapicuiba deve iniciar cadastro nos próximos dias
 

Erica Celestini
(cotidiano@webdiario.com.br)

Estão abertas, em Osasco, as inscrições para o Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional do governo federal que prevê a construção de 1 milhão de moradias, em todo o País, para famílias com renda entre 0 e 10 salários mínimos.

O cadastramento é feito exclusivamente via Internet e pode ser realizado no site http://www.osasco.sp.gov.br, no acesso à Secretaria de Habitação. Mas a inscrição não significa que a pessoa terá, automaticamente, direito ao financiamento. Os dados servem para um levantamento preliminar dos interessados. De acordo com orientações no próprio site, nos próximos dias serão divulgados os critérios de seleção, que não será por ordem de cadastro, e os próximos passos do projeto.

A prefeitura também não será a responsável pela construção das casas e nem pelos financiamentos de imóveis prontos, terrenos e construções previstos no programa. Os detalhes foram apresentados durante evento, na última quinta-feira, dia 23, quando Osasco assinou termo de adesão ao Minha Casa, Minha Vida.

 

 

Prefeito Emídio de Souza e Ministra da Casa Civil Dilma. Blog Jr. Holanda

Prefeito Emídio de Souza e Ministra da Casa Civil Dilma. Blog Jr. Holanda

De acordo com o prefeito Emidio de Souza, a administração municipal será parceria das construtoras que aderirem ao programa. “O Minha Casa, Minha Vida não prevê repasse de recursos para as administrações municipais. Os subsídios e financiamentos são feitos diretamente para as construtoras que tiverem seus projetos aprovados. Isso visa agilizar o processo de construção. Mas as prefeituras têm um papel importante, que é o de conceder isenções de tributos para baratear os custos dos projetos. E, por parte da Prefeitura de Osasco, com o aval do Legislativo, o que puder ser feito, nós vamos fazer”, afirmou.

Emidio também lembrou que a prefeitura se antecipou a essa iniciativa e formulou uma série de legislações que criou, na cidade, bolsões para construção de moradias populares, que poderão agora abrigar os empreendimentos do programa . “Com isso, quero chamar o empresariado e a iniciativa privada para abraçar esse projeto”, disse, referindo-se a representantes do setor imobiliário e de construtoras que estavam na platéia.

Região

No mesmo dia, Carapicuiba assinou sua adesão ao programa. Segundo a prefeitura, as inscrições começam nos próximos dias, também via Internet.

E Cotia foi a primeira cidade da região a abrir cadastramento. Somente no primeiro dia de serviço, na última sexta-feira, recebeu 400 inscrições.

De acordo com o secretário José Lopes Filho, a prefeitura está cadastrando as famílias que possuem renda de até três salários mínimos. “E é importante ressaltar que a ordem de chegada não importa, por isso, pedimos à população que se dirija à secretaria, nos próximos dias, sem transtornos”, destacou o Secretário de Habitação, José Lopes.

Os interessados devem comparecer, das 8h30 às 16h, à rua Jorge Caixe, 306, no bairro do Portão, levando RG, CPF, comprovante de renda (formal ou informal) e comprovante de residência.

Regras

As moradias do programa estão dividas em duas modalidades projetos. A primeira delas prevê a construção de 400.000 unidades habitacionais, em todo o País, para famílias com renda entre 0 e 3 salários mínimos, que só começarão a pagar pelo imóvel quando estiverem morando em suas unidades. As parcelas serão de, no mínimo, R$50 e, no máximo, 10% da renda, por um prazo de 10 anos. As famílias poderão ter, inclusive, restrição de crédito no SPC e no Serasa.

Para essa faixa, as prefeituras poderão fazer doações de terrenos e as escolhas das construtoras serão feitas em parceria entre as próprias administrações municipais. O prazo para análise e aprovação será de 30 dias.

Já a segunda modalidade é para famílias de 3 a 10 salários mínimos, além das que recebem de 1 a 2 salários mas tem condições de assumir um financiamento. O prazo é de 30 anos, com parcelas de até 30% da renda. Nos dois casos, o prazo de construção é de 12 meses, mais 3 meses para regularização.


Falta de terreno pode
deixar Itapevi de fora

A Prefeitura de Itapevi também está se mobilizando para integrar o Minha Casa, Minha Vida. Mas, segundo informações da própria administração municipal, a falta de terrenos disponíveis pode inviabilizar sua participação.

De acordo com o governo federal, as cidades deverão apresentar um levantamento das áreas públicas municipais desocupadas e aptas a servir à implantação do programa. Atualmente, a prefeitura trabalha nessa identificação, mas enfrenta esse problema. “Temos um déficit habitacional de 10 mil moradias. No entanto, esbarramos nesta condição e estamos estudando de que forma poderíamos superá-la”, explica o vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Urbano Jaci Tadeu.

De acordo com o secretário, uma alternativa viável seria a urbanização de áreas já ocupadas irregularmente, ao invés da construção de novas moradias, como já acontece no Areião e Jardim Santa Rita.

FONTE: WWW.WEBDIARIO.COM.BR  Jornal Diário da Região.

 

35 Respostas

  1. rosangela ferreira | Resposta

    gostaria de me imformar do projeto minha casa minha vida para familia de renda minima gostaria de me imformar das escriçoes por favor me manda por mail.rosanela-fe@hotmail.com

  2. 22 de setembro de 2009
    eu Adelma gostaria de imformação sobre o projeto minha casa minha vida
    p/ familia de renda minima gostaria de me imformar das escrições por
    favor me manda por e-mail adelma.br@gmail .com

    Att Adelma

  3. eu gostaria de saber pois eu fiz incriçao para minha casa minha vida gostaria de sabe se vai sair logo eu ganho 2 salario obrigado aguardo resposta

  4. maria eunice dos santos cruz | Resposta

    eu me escrevi na minha casa minha vida nesse progeto espero resposta tenho uma renda de um salario minimo pago aluguel gostaria muito de serbeneficiada nesse progeto aguardo resposta . meu nome e ma eunice tenho49 anos obrigada

  5. gostaria de ser imformada de em formada por Email.
    coundo for abertas escriçao por enternet.

    obrigdo

  6. fiz escrição em 05/08/2009, gostaria de saber há previssões do local? estamos sem noticias

  7. ola gostaria de saber como pode ser feita inscriçao para minha casa minha vida,em que site tenho de entrar obg pela atençao

  8. fabiana rodrigues correia | Resposta

    Eu gostaria de ter minha casa própria, porque eu moro com minha mãe.Meu maior sonho e ter uma,não tenho condições de compra uma ou alugar tenha,tenho uma filha de 4anos,estou desempregada a 2anos,faço bico em vez enquando,então o meu maior sonho e moro sozinha eu e minha filha,no momento estou sozinha,não tenho sorte no amor,sou separada á 4anos.Me ajude por amor de DEUS. Obrigado por tudo seja o que DEUS JESUS CRISTO quizer.

  9. BOA TARDE,GOSTARIA DE SABE SOBRE O PROJETO DA MINHA CASA MINHA VIDA ,COMO POSSO REALIZAR AS INCRIÇÃO DO PROJETO POR SITE ,EMEIL ?

    AGUARDO A RESPOSTA

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO

  10. Moro em Osasco, como faço para min cadastrar no projeto do governo Minha casa Minha Vida.

  11. ronery de souza cruz | Resposta

    ola , fiz a inscrição de minha casa minha vida , e estou esperando noticias , pois pago aluguel , espero noticias em breve .

  12. Roselene maria lopes silvino | Resposta

    Algum tempo atraz,fiz incrisção pela internet, era da prefeitura!
    como fico sabendo,se já fui conteplada com minha casa!
    gostaria muito de saber, se o cadastro que fiz acabou indo pra lata lixo.

  13. gostaria muito de conseguir ter minha casa propria. E por isso estou fafenfo esta escrição para ter mais oportunidae de realizar meu sonho.

  14. Pricila Ferreira de Souza | Resposta

    Olá! sou Pricila moro de aluguel ganho um salário mínimo gostaria muito de ser beneficiaria de programa moro com minha sogra que tem problemas sérios de saúde nos ossos por favor nos ajude a realizar o sonho de ter uma moradia digna,,,,,Obrigada,,,,,,,,,,,,

  15. elisangela carvalho sousa | Resposta

    gostaria de saber como faço para me inscrever no programa minha casa minha vida aqui perto do meu bairro estão construindo predios fica proximo a rua kenkiti shimomoto no bairro jardim boa vista gostaria de ser contemplada obrigado

  16. Bom dia .meu nome é Priscila moro em Novo Osasco de aluguel eu e meu marido nos enquadramos no programa de familias de 0 a 3 salarios minimos, e já me escrevi no programa minha casa minha vida mas pela Prefeitura de São Paulo,gostaria de saber se essa inscrição vale aqui pra Osasco,se não gostaria de saber como faço inscrição para a de Osasco pela internet ou na propria Prefeitura.pode mandar informações no e-mail priscilaalmeida@consbem.com.br ou priscila.alima@bol.com.br

    Desde já agradeço e aguardo ansiosa uma resposta positiva de realizar o sonho da casa propria.
    Obrigada

  17. Eu goistaria de saber porque ainda nao saiu as casas do programa minha casa minha vida o meu esposo fez a escrição no ano de 2010aqui em osasco esta com o protocolo na mao ea prefeitura nunca ligou moro no jardin piratininga em osasco

  18. preciso preencher uma ficha do minha casa minha vida como faço,

  19. fabiana de souza amorim | Resposta

    eu fiz meu cadastro assim que saiu o programa isso em 2002 e até agora nada;e ainda ninguem me ligou,neste caso o que devo fazer ou a quem devo recorer,pois preciso de respostas

  20. Pedro Lourenço De Siqueira Neto | Resposta

    Como Eu Faço Para Fazer a Insrição Sou Morador De Osasco Ha 32 Anos e Gostaria Muito De Sair Do Aluguel

  21. oi gostaria de ter informação sobre minha casa minha vida

  22. Olá, estive na Secretária de Habitação de Osasco, e o que encontrei foram duas senhoras mal informadas conversando. Perguntei sobre as inscrições que poderia estar fazendo,pois não consegui fazer site, mas elas falaram que já tinham que esperar… Sendo que nem sei se foi concluido ou não, um pouco caso com as pessoas tremendo pouco caso, essas pessoas também precisam da gente, ou e porque ninguém as supervisionas… Só queria uma simples resposta, não quero casa de graça. Somente queria me inscrever … desde já obrigada me desculpe pela franqueza. Vanuza 16.02.2012.

  23. gostaria de saber se as pessoas que moram no conjunto vitoria no jardim padroeira podem trocar por outra casa em outro lugar ja que as cazinhas foram uma urbanização da prefeitura

  24. meu nome e ruth fiz a minha inscriçao em 2009 ate agora nada ;

  25. Bom dia,

    gostaria de me escrever no projeto do governo minha casa minha vida, preciso saber onde vou, qual documentos devo apresentar.
    fico no aguardo.

    At.

    marlene

  26. Ana Beatriz de Brito Ribeiro | Resposta

    Oi boa tarde,meu nome é Ana Beatriz tenho 35 anos e tres filhos Richard com 10 anos,Pedro com 8 anos e Kauã com 7 anos, eu gostaria de entrar neste projeto minha casa minha vida porque moro na casa dos meus pais de favor,e em abril do ano passado meu filho caçula ficou doente com meningite e devido esta doença teve que ampultar alguns membros onde hoje esta fazendo o uso de cadeira de rodas,a casa dos meus pais é um sobrado e ele esta fazendo reabilitação duas vezes na semana e depende de mim para descer as escadas para levalo a escola e para o hospital.Eu não quero nada de graça eu só quero ter a aportunidade de pagar algo que é meu e preciso de uma casa que seja plana e adaptada para que meu filho tenha mais independencia porque para descer para rua ele precisa de mim já que fica dificio para ele sozinho.
    Eu gostaria de saber como eu faço o cadastro.
    desde ja eu agradeço.

    1. Ana Beatriz de Brito Ribeiro | Resposta

      predios fica proximo a rua kenkiti shimomoto no bairro jardim boa vista gostaria de ser contemplada obrigado

  27. gostaria de fazer inscrisao no minha casa minha vida

  28. ricardo tadeu pena | Resposta

    gostaria de fazer a inscrisao no minha casa minha vida minha renda 3 salario minimo e moro em um comado so eu e amulher gravida pretendo ser contenplado neste projeto
    aguardo resposta ricardo de osasco 27-de março 2013 as 18;15 que seja da vontade
    do senhor

  29. Como faço para fazer inscriçao

  30. Gostaria de.saber como faço para fazer incriçao nao consigo me ajudem

  31. OLA MORO SOZINHA TENHO 60 ANO SOU PENSONISTA E PAGO ALUGUEU GOSTARIA DE FAZER INSCRIÇAO

  32. Como faço para fazer a iscriçao

  33. Marinez Ferreira S. da Silva | Resposta

    Fiz minha inscrição em 05/04/2009 e até hoje ninguem me chamou, gostaria muito de alguma forma obter algum tipo de resposta, tenho tudo guardado e estou no aguardo há 4 anos.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.400 outros seguidores

