Hospital Municipal de Barueri inaugura centro de hemodiálise

furlan-inaugurahemodialiseabril2009

 

No dia 31 de março, o prefeito Rubens Furlan convocou a imprensa regional para uma entrevista coletiva no Hospital Municipal “Dr. Francisco Moran”, quando anunciou oficialmente o funcionamento pleno daquele serviço com o início de operação do atendimento de hemodiálise de terapia. A liberação total dos 304 leitos de internação já havia acontecido no dia 1º de março, e a maternidade de alto risco também já funciona desde a mesma data. 

 

“Era um sonho antigo, meu, de implantar a hemodiálise na cidade. Há muito tempo eu acompanho o sofrimento das pessoas que precisam desse tratamento, e dos seus familiares, que precisavam ir para cidades distantes, durante vários dias por semana, para se tratar. Hoje, finalmente, conseguimos. É uma grande alegria minha. Uma satisfação pessoal”, comemorou Furlan.

 

Hemodiálise

O Hospital Municipal já dispunha de equipamentos portáteis de hemodiálise, para emergências, que estão disponíveis na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O setor inaugurado é para atender pacientes que precisam de hemodiálise terapêutica. As 18 “cadeiras” são, na verdade, sofisticados equipamentos de última geração para a rotina de filtragem do sangue dos pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica.

A administração do hospital é feita pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), por meio de um contrato de gestão; mas todas as ações e investimentos são definidos pela Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Construção de policlínicas

 

Na entrevista coletiva, Furlan anunciou a construção de duas policlínicas destinadas ao atendimento em especialidades médicas. As unidades serão localizadas nos bairros do Engenho Novo e do Jardim Paulista, e devem ter o processo de licitação iniciado em cerca de três meses.

 

Segundo explicou o secretário de Saúde, médico Mauricio Tundisi, que também participou da entrevista, as policlínicas irão oferecer pronto-atendimento em especialidades de baixa complexidade, que irá complementar os serviços oferecidos na rede de saúde de Barueri, “aliviando, com isso, a sobrecarga do atendimento no Hospital e nas UBSs”, como afirmou.

Fonte: www.barueri.sp.gov.br

3 Respostas

  1. nivalda gomes de sousa | Resposta

    por favor preciso muito dessa clinica,,, parabems furlan

    1. estou muito triste moro a 26 anos em barueri porem uma cidade muito mgrande mas deixa a deseja precisei de uma vaga de hemodialise para meu mas foi recusado segundo falta de vagas precisei de transporte e naõ queriam me fornecer me fornecerão por um e agora o que farei se a cidade que pago impostos não me força em que mundo estamos estou recorrendo a cidade vizinhas A ngelica

  2. eu gostaria conseguir uma vaga nesta clinica para meu pai na cidade onde ele morou quase a vida inteira peço aos diretores e naaõ a secretaria da saude”alguns” que acham que nunca passara por isso

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.403 outros seguidores

